Os dilemas da mulher na menopausa

A menopausa é um período que marca a vida das mulheres, algumas de forma negativa quando é precoce demais e outras de forma positiva, quando vista apenas como uma transição de um período reprodutivo para um período de escassez de óvulos e maturidade.

Infelizmente os sintomas da menopausa podem interferir na qualidade de vida de algumas mulheres e geralmente a clínica/sintomas da paciente antecede as alterações laboratoriais em 2 anos. Sintomas sistêmicos como irritabilidade, insônia, alteração de humor, entre outros podem ser passageiros, mas o que a maioria dos ginecologistas não contam é que os sintomas locais, ou seja, vaginais, decorrentes da Síndrome Genitourinária da Menopausa são progressivos.

Deve-se compreender que tanto a vagina quanto o trato urinário inferior possuem receptores de estrogênio e a falta dele ocasiona mudanças nessas estruturas. A mucosa vaginal torna-se mais delgada (fina), o fluxo sanguíneo diminui, alterando, dessa forma, a lubrificação vaginal, infecções urinárias tornam-se mais crônicas e assim por diante...

A terapia de reposição hormonal sempre deve ser discutida com o seu Ginecologista, o qual saberá riscos x benefícios para cada paciente. Caso você não seja candidata e/ou o risco seja maior, saiba que existem outros tratamentos que podem melhorar esses sintomas.

O uso de energias em Ginecologia surge com essa proposta. Por meio da aplicação do laser e/ou da radiofrequência no canal vaginal, pode-se estimular uma cascata de reações celulares que trazem só benefícios pra essa mucosa. Geralmente são tratamentos realizados uma vez ao ano, com protocolos específicos quanto ao número de sessões e frequência.

O papel do Fisioterapeuta Pélvico se torna muito importante nessa fase. Podendo favorecer a melhora da musculatura do assoalho pélvico e complementando a atuação do Ginecologista. Caso você não tenha se consultado com um, agora é a hora.