O que é Síndrome da Bexiga Dolorosa ou Cistite Intersticial?

A Síndrome da Bexiga Dolorosa, antigamente denominada de Cistite Intersticial, caracteriza-se por um desconforto, pressão e dor na região da bexiga que alivia com o seu esvaziamento por 3 meses ou mais de duração, urgência para urinar e aumento da frequência urinária;  na ausência de infecção urinária ou outras patologias.


Quais são as causas Bexiga Dolorosa ou Cistite Intersticial ?

A Síndrome da Bexiga Dolorosa tem causa desconhecida e por isso há algumas hipóteses para explicar o seu processo no organismo. A hipótese mais aceita é que existe uma inflamação e ativação dos mastócitos (células envolvidas em reações alérgicas) na parede interna da bexiga. Afeta mais mulheres e a sua prevalência aumenta com a idade.


Como a Fisioterapia Pélvica atua na Síndrome da Bexiga Dolorosa?

O objetivo da Fisioterapia Pélvica é melhorar a qualidade de vida do paciente, diminuindo o quadro de dor e o sintoma de urgência. Geralmente, os pacientes diagnosticados com a Síndrome da Bexiga Dolorosa possuem uma alteração na musculatura do assoalho pélvico que pode piorar o quadro de dor já presente. Nesse caso, a Fisioterapia Pélvica tenta reestabelecer a função desse grupo muscular. As mudanças do estilo de vida e a reeducação do funcionamento da bexiga também são necessárias.