O que é Incontinência Urinária?

É o sintoma de perda involuntária de urina que pode ocorrer durante um esforço como tosse, espirro, risada, corrida, etc. (incontinência urinária de esforço) ou precedida por um forte desejo de urinar (incontinência urinária de urgência) ou em ambas as situações (incontinência urinária mista).

Em mulheres, a incontinência urinária é muito comum. 25-75% delas apresentarão o primeiro episódio de perda de urina durante a gestação e 30% em alguma fase da vida. Esse sintoma pode trazer impactos negativos `a qualidade de vida e tem sido muito subestimado. Perder urina não é normal!

O que é Enurese Noturna?

É o sintoma de perda involuntária de urina que ocorre durante o sono.

Quais são as causas da Incontinência Urinária?

A incontinência urinária pode ser causada por uma disfunção na própria bexiga (Ex: contrações involuntárias do músculo da bexiga, etc.) ou por uma disfunção no esfíncter da uretra (Ex: quando o esfíncter não resiste ao aumento da pressão intra-abdominal). Há muitos fatores de risco, tais como: alteração da anatomia local, cirurgias pélvicas, traumatismos, obesidade, tabagismo, gestação, parto, hormonal, doenças (Ex: diabetes, esclerose múltipla, etc.), exercícios de alto impacto (Ex: corrida) e o próprio processo de envelhecimento.

Como a Fisioterapia Pélvica atua na Incontinência Urinária?

A escolha das técnicas a serem utilizadas vai depender da causa da incontinência urinária, da avaliação fisioterapêutica e dos sintomas do paciente. Em geral, na incontinência urinária de esforço o objetivo principal é reabilitar a musculatura do assoalho pélvico e na incontinência urinária de urgência os objetivos são diminuir (neuromodular) as contrações involuntárias do músculo da bexiga, reabilitar a musculatura do assoalho pélvico e reeducar o funcionamento da bexiga.