O que são disfunções sexuais femininas?

A resposta sexual feminina é composta por 4 fases: desejo (vontade), excitação (lubrificação e modificações no organismo para se preparar para a atividade sexual), orgasmo (platô) e resolução. Quando uma dessas fases é afetada tanto por disfunções orgânicas quanto psicológicas, surgem as disfunções sexuais.

51,9% das brasileiras estão insatisfeitas com a sua vida sexual (ABDO, 2004).


Isso gera um grande problema emocional, afetando a qualidade de vida da mulher!

O que é vaginismo?

O vaginismo é classificado como uma desordem sexual dolorosa decorrente de contrações involuntárias da musculatura do assoalho pélvico que interfere ou impede a penetração. A sensação dolorosa geralmente é de muita ardência na região e muitas mulheres “vagínicas” demoram anos para serem diagnosticadas ou procurarem ajuda. Pode ocorrer desde a primeira relação sexual (primária) ou surgir em alguma fase da vida (secundária).

O que é dispareunia?

Também é classificada como uma desordem sexual dolorosa caracterizada por dor na região genital durante a relação sexual. Geralmente é de origem orgânica, como por exemplo deficiência de estrogênio e endometriose.


Como a Fisioterapia Pélvica pode tratar o vaginismo e a dispareunia?

O tratamento geralmente é realizado com uma equipe multidisciplinar, ou seja, junto de psicólogos especialistas em sexualidade e ginecologistas / uroginecologistas. A Fisioterapia Pélvica tem como objetivo promover a consciência corporal a respeito da musculatura do assoalho pélvico (contração e relaxamento muscular), melhorar a performance muscular local e reduzir / eliminar o quadro de dor. A tensão muscular desencadeada por essas disfunções gera uma alteração miofascial ao redor da vagina que deve ser tratada por um Fisioterapeuta Pélvico. Vários recursos terapêuticos estão disponíveis para ajudar essas mulheres. Não fique sofrendo, procure tratamento!