O que é Incontinência Fecal?

Incontinência fecal significa perda involuntária de fezes. O sintoma mais comum é o soiling que é a mancha de fezes nas roupas íntimas.

50% dos pacientes não divulgam esse sintoma,

a não ser quando indagados. A frequência e tipo de perda, quantidade e o sintoma de urgência devem ser investigados.


Quais são as causas da Incontinência Fecal?

A continência fecal é determinada por vários fatores, tais como: motilidade do intestino, volume e consistência das fezes, função de reservatório do reto (parte final do intestino), tecido perivascular da mucosa anal, tecido muscular, inervação e anatomia local. A falha de um ou mais desses mecanismos pode desencadear a incontinência fecal.

Importantes componentes musculares: - Esfíncter anal interno: controle involuntário, responsável por 60% da continência fecal. - Esfíncter anal externo: controle voluntário, responsável por 20% da continência fecal. - Músculo Puborretal: forma um sling, criando um ângulo de 80 graus para manter a continência.

 

Como a Fisioterapia Pélvica atua na Incontinência Fecal?

O objetivo da Fisioterapia Pélvica é reabilitar a musculatura do assoalho pélvico. A melhora da performance muscular favorece o mecanismo de continência, diminuindo o número de episódios e o volume de fezes perdidas involuntariamente, ou até mesmo levando a cura do sintoma.

A fisiologia anorretal é muito complexa e o processo de defecação de cada paciente deve ser compreendido. O trabalho de uma equipe multidisciplinar é fundamental nesse tratamento.