O que é Assoalho Pélvico?

São as estruturas contidas dentro da pelve óssea, a famosa “bacia”. Essas estruturas são: os órgãos pélvicos (ex: bexiga, útero, intestino), a musculatura do assoalho pélvico e seu tecido conjuntivo, nervos e vasos sanguíneos.


Qual é a função do Assoalho Pélvico?

Ele deve suportar os órgãos pélvicos e abdominais em suas posições de repouso contra a ação da gravidade, responder ao aumento da pressão intra-abdominal durante as situações de esforço (ex: tosse, espirro, risada), prover a continência urinária, fecal e de flatus e ser apto para realizar as funções de micção, de evacuação, de função sexual e o do parto, no caso de mulheres.

E a musculatura do Assoalho Pélvico?

O Assoalho Pélvico é formado por músculos de controle involuntário e voluntário. Isso quer dizer que em uma situação de normalidade deve ter um nível constante de tônus muscular de repouso para desempenhar a sua função de suporte das estruturas pélvicas e abdominais, simetria, além de ser hábil para executar a função de contração e relaxamento, fundamentais na continência e função sexual.

Por que devo dar atenção ao Assoalho Pélvico?

As disfunções do assoalho pélvico repercutem negativamente na qualidade de vida do paciente. Muitas vezes, o paciente diminui sua vida social perante esse problema e se inibe sexualmente, podendo até levar à depressão. A incontinência urinária e fecal acarreta altos custos para o paciente e familiares, como o uso de fraldas e cuidados gerais.

Os danos ao assoalho pélvico são muito comuns em mulheres devido à gestação, ao parto e à menopausa. Outros fatores de risco incluem a predisposição genética, idade avançada, obesidade e raça (maior na raça branca). Uma pesquisa, em mulheres americanas, demonstrou que no mínimo 27,3% delas apresentam alguma disfunção no assoalho pélvico (Nygaard & Barber, 2006).

Em homens, os sintomas geralmente se manifestam após cirurgias pélvicas para retirada de tumores, como na próstata e no reto. A idade avançada também é um fator de risco.

Por que procurar um Fisioterapeuta Pélvico?

O Fisioterapeuta tem conhecimento e habilidades técnicas para avaliar, prevenir e tratar muitas das disfunções do assoalho pélvico, após a avaliação médica. O trabalho em conjunto com a equipe médica, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros é fundamental para o paciente.

O Fisioterapeuta Pélvico irá realizar o diagnóstico cinesiológico funcional e com isso determinar a melhor conduta. Existem métodos avaliativos, como a eletromiografia de superfície do assoalho pélvico, na qual só um profissional habilitado pode realizar.



Nem sempre os exercícios de fortalecimento são indicados e por isso, o Fisioterapeuta deve ser o profissional escolhido. A avaliação minuciosa do assoalho pélvico é que vai determinar a conduta a ser escolhida. Não se engane com dicas de tratamentos oferecidas por pessoas desqualificadas ou pelo meio não científico.