O papel do Treinamento da Musculatura do Assoalho Pélvico

A musculatura do assoalho pélvico, localizada na base da pelve óssea, exerce uma importante função no corpo humano. Ela é responsável por manter os órgãos pélvicos em suas posições, prover a continência urinária e fecal e servir como intercurso na relação sexual.


Como qualquer outro músculo voluntário do corpo humano, a musculatura do assoalho pélvico também pode sofrer danos. Os principais fatores de risco são:

  • Processo de envelhecimento
  • Gestações e partos
  • Menopausa
  • Obesidade
  • Cirurgias pélvicas

Quando a musculatura do assoalho pélvico enfraquece podem ocorrer os prolapsos genitais (órgãos pélvicos se deslocam do seu posicionamento correto, ex: “bexiga caída”), a falta de controle da urina, flatus e fezes e a diminuição do prazer sexual. Do contrário, quando a musculatura do assoalho pélvico se encontra tensionada, pode ocorrer dificuldade na micção, na evacuação e dores na relação sexual ou dores na região da pelve.


A avaliação por um Fisioterapeuta Pélvico é fundamental para detectar como está a função da musculatura do assoalho pélvico que pode ser normal, hipoativa, hiperativa ou sem função.

Após a avaliação, são estabelecidas as metas para o tratamento. O treinamento da musculatura do assoalho pélvico é direcionado para cada paciente. Pode ser para fortalecimento, relaxamento, melhora do controle neuromotor / coordenação, etc. Por isso, quando se fala em fortalecimento, deve-se aumentar o alerta; para alguns pacientes pode ser prejudicial naquele momento.